Dunas do Rosado, um belo cenário da regiões Oeste do Rio Grande do Norte
As maravilhas naturais são as mais lembradas pelos internautas na hora de indicar uma concorrente para a campanha das Sete Maravilhas do RN, promovida pelo Diário de Natal/O Poti. Dentre as citadas, as Dunas do Rosado, na Praia do Rosado, pertencente ao município de Porto do Mangue, a aproximadamente 10 km de Ponta do Mel.
Elas lembram as dunas dos desertos. Os ventos fortes da região, e oriundos de várias direções, esculpem como labaredas as dunas que se movem sobre o tabuleiro vermelho do solo, provocando belas nuances de cores onde se destaca a cor rosada. ‘‘São dunas únicas, particulares e surpreendentes’’, afirmou o internauta Carlos Araújo..
Sem nenhum tipo de cobertura vegetal que consiga fixá-las, as Dunas são móveis e se locomovem durante todo o ano devido à constância dos ventos nesta área, ocorrendo uma maior intensificação nos meses de agosto a dezembro. Toda areia que as forma é de origem marinha, fato que possibilita encontrar formação delas do litoral adentrando o continente, dando uma característica muito particular, pois encontra-se dunas isoladas distantes do litoral, já em contato com a caatinga.
De acordo com Araújo as dunas do Rosado e arredores se movimentam sob o tabuleiro costeiro, conhecido praticamente em todo o litoral do Rio Grande do Norte, destacando-se na região da Costa Branca, aonde o sertão chega ao mar. Esse tabuleiro é uma planície que termina abruptamente no litoral, com uma altura de aproximadamente 50 metros, e tendo como referência à área de estirâncio (área de praia que a maré deixa quando seca). Este tabuleiro pertence ao grupo barreiras/sedimentar que possui uma coloração avermelhada. O contraste do tabuleiro com as dunas se movimentando constantemente proporciona aos visitantes uma imagem extremamente particular de cores e formas.
Para votar na campanha para as Sete Maravilhas do RN, basta o internauta mandar e-mail para o endereço eletrônico setemaravilhas@diariodenatal.com.br como Araújo fez. A votação está apenas na primeira fases. Na segunda etapa da eleição, todas as sugestões recebidas farão parte da lista que será disponibilizada no site especial, criado exclusivamente para a votação. A escolha das Sete Maravilhas do Rio Grande do Norte contemplará tanto obras da natureza, quanto feitas pelo homem.
A campanha será em moldes similares à votação internacional que definiu as Sete Novas Maravilhas do Mundo, entre as quais o Cristo Redentor, que ficou em terceiro lugar graças à participação e à mobilização do povo brasileiro