Header Ads Widget

anigif.gif

GOVERNADORA FÁTIMA VIAJA À CHINA COM LULA NA PRÓXIMA SEMANA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou a governadora Fátima Bezerra (PT) para a viagem que ele fará à China no próximo dia 11 de abril. Além da governadora do Rio Grande do Norte, integrarão a comitiva presidencial os governadores Jerônimo Rodrigues (Bahia), Carlos Brandão (Maranhão) e Elmano de Freitas (Ceará).

A intenção da viagem dos quatro governadores, segundo interlocutores, é tratar de parcerias estratégicas em variadas áreas com o governo chinês. A ida de Lula, que deveria ter ocorrido em março passado, foi suspensa após o presidente ter sido diagnosticado com uma pneumonia.

Na agenda do presidente estão previstos encontros com o presidente chinês, Xi Jinping, com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji. Esses encontros ocorrerão em Pequim, capital do país asiático. Ele também deve cumprir agendas em Xangai, um dos principais centros econômicos do país.

Essa será a primeira viagem de Lula a um país asiático após assumir seu terceiro mandato. A viagem à China, porém, será a terceira internacional depois da posse no cargo: o presidente viajou para a Argentina e os Estados Unidos.

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, a previsão é que pelo menos 20 acordos comerciais sejam assinados durante a visita. A china atualmente já é o maior parceiro comercial do Brasil.

Um dos principais focos da viagem de Lula é atrair investimentos para o Brasil, por isso o presidente levará consigo uma delegação de 240 empresários brasileiros. O governo federal também quer tirar do papel um fundo de R$ 20 bilhões do Banco de Desenvolvimento da China destinado ao país.

Na pauta também estão previstas discussões relativas às mudanças climáticas, incentivo ao turismo, acordos comerciais, fomento à ciência e à tecnologia e ações voltadas à reindustrialização.