Um concurso público provimento de cargos efetivos para o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN) teve realização autorizada pelo Governo do Rio Grande do Norte. O certame deverá acontecer em 2024 e tem previsão de disponibilização de 67 vagas.
O concurso será organizado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead). As áreas a serem selecionadas ainda não foram definidas pela Emater e estão sendo avaliadas em conjunto com a Unidade Instrumental de Recursos Humanos (UIRH) da autarquia, a serem anunciadas posteriormente.
O último concurso público para provimento de cargos efetivos da Emater-RN foi promovido em 2006, com as primeiras nomeações ainda naquele ano. As últimas convocações ocorreram em 2010. Ao longo desse período, vários servidores se aposentaram, gerando a necessidade de novas contratações.
A Emater-RN possui 156 escritórios locais, 10 escritórios regionais e um escritório central, que funciona no Centro Administrativo do Estado, em Natal. A autarquia oferece serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural a agricultores familiares do Rio Grande do Norte e executa programas e projetos voltados ao setor rural.