Header Ads Widget

anigif.gif

As maravilhas do RN



Dunas do Rosado, um belo cenário da regiões Oeste do Rio Grande do Norte
As maravilhas naturais são as mais lembradas pelos internautas na hora de indicar uma concorrente para a campanha das Sete Maravilhas do RN, promovida pelo Diário de Natal/O Poti. Dentre as citadas, as Dunas do Rosado, na Praia do Rosado, pertencente ao município de Porto do Mangue, a aproximadamente 10 km de Ponta do Mel.

Elas lembram as dunas dos desertos. Os ventos fortes da região, e oriundos de várias direções, esculpem como labaredas as dunas que se movem sobre o tabuleiro vermelho do solo, provocando belas nuances de cores onde se destaca a cor rosada. ‘‘São dunas únicas, particulares e surpreendentes’’, afirmou o internauta Carlos Araújo..

Sem nenhum tipo de cobertura vegetal que consiga fixá-las, as Dunas são móveis e se locomovem durante todo o ano devido à constância dos ventos nesta área, ocorrendo uma maior intensificação nos meses de agosto a dezembro. Toda areia que as forma é de origem marinha, fato que possibilita encontrar formação delas do litoral adentrando o continente, dando uma característica muito particular, pois encontra-se dunas isoladas distantes do litoral, já em contato com a caatinga.

De acordo com Araújo as dunas do Rosado e arredores se movimentam sob o tabuleiro costeiro, conhecido praticamente em todo o litoral do Rio Grande do Norte, destacando-se na região da Costa Branca, aonde o sertão chega ao mar. Esse tabuleiro é uma planície que termina abruptamente no litoral, com uma altura de aproximadamente 50 metros, e tendo como referência à área de estirâncio (área de praia que a maré deixa quando seca). Este tabuleiro pertence ao grupo barreiras/sedimentar que possui uma coloração avermelhada. O contraste do tabuleiro com as dunas se movimentando constantemente proporciona aos visitantes uma imagem extremamente particular de cores e formas.

Para votar na campanha para as Sete Maravilhas do RN, basta o internauta mandar e-mail para o endereço eletrônico setemaravilhas@diariodenatal.com.br como Araújo fez. A votação está apenas na primeira fases. Na segunda etapa da eleição, todas as sugestões recebidas farão parte da lista que será disponibilizada no site especial, criado exclusivamente para a votação. A escolha das Sete Maravilhas do Rio Grande do Norte contemplará tanto obras da natureza, quanto feitas pelo homem.

A campanha será em moldes similares à votação internacional que definiu as Sete Novas Maravilhas do Mundo, entre as quais o Cristo Redentor, que ficou em terceiro lugar graças à participação e à mobilização do povo brasileiro